Dissensos sobre o ethos discursivo da Rede Sustentabilidade: a "nova política" no Facebook

Autores

  • Vinicius Prates FIAM-FAAM; UNIP; MACKENZIE
  • Heloisa Prates Pereira FIAM-FAAM; COGEAE/PUC-SP

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar como a Rede Sustentabilidade, movimento político capitaneado pela ex-senadora Marina Silva, buscou constituir seu ethos discursivo na plataforma digital de relacionamentos Facebook a partir da ideia de "nova política". Foram analisadas 951 publicações das lideranças da Rede e de seus interatores, os "militantes" do movimento quando a Rede Sustentabilidade tentava reunir assinaturas para se constituir como partido político. A pesquisa identificou que a imagem de si construída pelos enunciados do movimento a partir de regimes de mesmidade/alteridade destoava dos sentidos elaborados pelos internautas simpatizantes. Enquanto os enunciados da Rede enfatizavam o "novo" na política como "criativo", os interatores o tematizavam principalmente como "honesto".

Biografia do Autor

Vinicius Prates, FIAM-FAAM; UNIP; MACKENZIE

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), professor de comunicação na FIAM-FAAM, UNIP e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Heloisa Prates Pereira, FIAM-FAAM; COGEAE/PUC-SP

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), professora de comunicação na FIAM-FAAM e na COGEAE/PUC-SP.

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Publicado

2015-03-11