Dissensos sobre o ethos discursivo da Rede Sustentabilidade: a "nova política" no Facebook
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar como a Rede Sustentabilidade, movimento político capitaneado pela ex-senadora Marina Silva, buscou constituir seu ethos discursivo na plataforma digital de relacionamentos Facebook a partir da ideia de "nova política". Foram analisadas 951 publicações das lideranças da Rede e de seus interatores, os "militantes" do movimento quando a Rede Sustentabilidade tentava reunir assinaturas para se constituir como partido político. A pesquisa identificou que a imagem de si construída pelos enunciados do movimento a partir de regimes de mesmidade/alteridade destoava dos sentidos elaborados pelos internautas simpatizantes. Enquanto os enunciados da Rede enfatizavam o "novo" na política como "criativo", os interatores o tematizavam principalmente como "honesto".Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).