Aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela
Resumo
RESUMO
Este artigo é baseado em uma pesquisa de mestrado sobre a representação de classe na telenovela, com foco no que vem sendo considerada a "nova classe C" brasileira. Cenas que aludem ao consumo das telenovelas Avenida Brasil (2012) e Cheias de Charme (2012) foram analisadas por meio de um protocolo metodológico que mesclou conceitos do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, da Análise do Discurso Francesa e da Análise do Discurso Crítica de vertente inglesa. Os resultados apontam para o fato de ambas as telenovelas, em diferentes graus, apresentarem características que condizem com o modo próprio da telenovela tratar as classes, assim como elementos que se relacionam com uma visão social hegemônica, além de aspectos que estão conectados com a realidade comentada pelos sociólogos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).