Televisão, Tecnologia e Cultura: uma abordagem contextualizada
Palavras-chave:
Televisão, Tecnologia, Cultura, Estudos CulturaisResumo
Este artigo oferece uma abordagem contextualizada dos debates contemporâneos sobre as novas (e velhas) mídias em diferentes momentos históricos e geográficos, com base em trabalhos anteriores do autor, em micro análises de determinados contextos sobre os usos das tecnologias em diferentes famílias. Aqui, indo além das críticas anteriores sobre os perigos do midiacentrismo em nosso campo (Morley, 2009), e com base em debates recentes sobre tecnologia e antropologia das mídias, eu desenvolvi os parâmetros desse artigo, mas agora em nível macro, tanto em termos de contextos temporais/históricos quanto geográficos/culturais. Estas questões macro incidem também sobre dois outros "ismos" em nosso campo: os problemas persistentes do "presentismo" (foco atemporal em acontecimentosatuais) e os perigos não resolvidos do etnocentrismo(predominantemente em sua forma europeia/americana)rotineiro em pesquisas no campo da comunicação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).