Como Fazer Coisas com os Dados: metadados, metamídia e metacomunicação
Palavras-chave:
dados, mídia, cibernética, semiótica, metadadosResumo
Para além das noções tecnológicas dominantes sobre metadados,este artigo conceitua os metadados como o início de diversas práticas sociais a partir da perspectiva da teoria da comunicação. Primeiramente, revisito a cibernética e considero a relevância do conceito de metacomunicação para estudos sobre os ambientes de mídias digitais. Enquanto os traços de bits que os usuários deixam para trás não podem ser normalmente considerados como comunicação,eles são candidatos primários para sua inclusão em uma contemporânea teoria da comunicação. Em segundo lugar, discuto mídia digital como metamídia, mídia que pode potencialmente reproduzir e integrar outros tipos de mídia, velhas e novas. A metamídia inclui novas variedades de metacomunicação e metadados. Então, destaco uma tipologia de metacomunicação para pesquisas futuras em mídias digitais, integrando insights vindos da cibernética e da semiótica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).