O embate entre religião e ciência: uma análise ator-rede de duas reportagens do Fantástico
Resumo
Pretende-se, a partir de uma abordagem ator-rede, analisar duas reportagens especiais do programa Fantástico, da TV Globo. Por meio da identificação e análise dos rastros deixados na formação das mensagens jornalísticas em questão, procura-se compreender os fluxos de referências utilizadas pelas reportagens sobre uma comunidade religiosa específica e sobre a prática do exorcismo. Para além da identificação e análise desses fluxos, procuramos também identificar os diversos modos de existência possíveis neste caso, para então refletir acerca do que Bruno Latour conceitua como erro de preposição da reportagem na leitura destes eventos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).