Discursos circulantes no debate público sobre a categoria "politicamente correto": argumentos em disputa
Resumo
Buscamos, neste artigo, analisar alguns dos principais argumentos em disputa no debate público sobre o politicamente correto no Brasil, com foco em suas regulações sobre a linguagem, discutindo se ele pode representar uma forma de censura e, ao mesmo, refletindo sobre seus avanços e limites no sentido de transformações em direção a uma realidade social mais democrática e justa. Nesse trajeto, procuramos refletir sobre a natureza discursiva do politicamente correto, com sua característica de gerar interdição, propondo que suas principais especificidades residem no caráter explícito das regras das interdições geradas e em sua constituição fundamentalmente política.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).