Trabalhadores Digitais do Mundo Inteiro Uni-vos: teorizando e analisando criticamente o trabalho digital
Palavras-chave:
teoria crítica, economia política crítica dacomunicação e da mídia, teoria social, trabalho digital, mídia digital, filosofia.Resumo
O objetivo geral desse artigo é elaborar uma tipologiadas formas de trabalho que são necessárias para a produção,circulação e uso das mídias digitais. Primeiramente,perguntamo-nos o que é trabalho, quais suas dimensõesbásicas e como essas dimensões podem ser usadas paradefinir o trabalho digital. Depois, introduzimos a noçãoteórica de modo de produção como para conceituar otrabalho digital. Em terceiro lugar, aprofundamos o olharnas dimensões dos processos de trabalho e as condiçõesnas quais se instalam. Em quarto, aplicamos a tipologiade condições de trabalho í esfera do trabalho digital eidentificamos diferentes formas de trabalho digital e suascondições básicas. Por fim, nós discutimos as implicaçõespolíticas de nossa análise e o que pode ser feito para superaras más condições de trabalho que os trabalhadoresdigitais estão enfrentando hoje.Palavras-chave: teoria crítica, economia política crítica dacomunicação e da mídia, teoria social, trabalho digital,mídia digital, filosofia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).