A produção de sentido no videoclipe interativo: uma abordagem semiótica da construção narrativa da experiência The Johnny Cash Project

Autores

  • Carlos Henrique Sabino Caldas Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

Videoclipe interativo, narrativa, Semiótica.

Resumo

O artigo analisa o videoclipe a partir de sua construção narrativa, observando como as os recursos de produção presentes nos diferentes dispositivos de comunicação infoeletronicos agem no processo de constituição de sua linguagem.  Estruturados sobre as relações interativas possibilitadas pelas tecnologias digitais das mídias contemporâneas, pretende-se demonstrar como as estruturas narrativas são construídas em novos formatos de videoclipes. Nesta perspectiva, realizar-se-á a análise da experiência de videoclipe interativo desenvolvida pelo diretor Chris Milk, "The Johnny Cash Project", a partir do arcabouço teórico-metodológico da semiótica greimasiana

Biografia do Autor

Carlos Henrique Sabino Caldas, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela UNIP (2003), especialização em Arte Educação pela UNESP (2010), mestrado em Comunicação pela UNESP (2013) e atualmente cursa o doutorado em comunicação pela UNESP. É membro do GEA (Grupo de Pesquisa em Estudos Audiovisuais da UNESP). Tem experiência na área de Comunicação e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídias digitais, práticas interacionais, videoclipe interativo, sociosemiótica, práticas de consumo e convergência midiática. Atualmente atua nas áreas de produção e pós-produção de vídeo digital e em particular com criação e realização de obras audiovisuais interativas para mídias digitais.

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Publicado

2016-12-12