Incêndio na Boate Kiss em Santa Maria: a cobertura jornalística regional e global
Palavras-chave:
Jornalismo, Boate Kiss, Regional, Global.Resumo
Este texto pretende discutir os tensionamentos entre o regional e o global na cobertura do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, que ocorreu no dia 27 de janeiro de 2013. Utilizaram-se relatos de profissionais tanto da TV Santa Maria, quanto do jornal Diário de Santa Maria, bem como as fotografias publicadas em capas de jornais internacionais, a fim de problematizar e ilustrar essa discussão. Constatou-se que a cobertura internacional se constituiu, inicialmente, pelo trabalho de atores regionais que, portanto, contribuíram com uma perspectiva regional ao material publicado em escala global. No entanto, é preciso lembrar que, se de um lado o olhar era de atores regionais, de outro, as técnicas empregadas na cobertura jornalística foram globais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).