Da grande reportagem ao escândalo político: os percursos do jornalismo investigativo no Brasil
Palavras-chave:
Jornalismo Investigativo, Apropriações, Discurso, DefiniçãoResumo
Neste trabalho, levantamos definições e referências ao jornalismo investigativo em obras teóricas de jornalismo desenvolvidas por autores brasileiros a fim de identificarmos algumas das apropriações do discurso do "jornalismo investigativo" em nosso país e os contextos sociais em que estas aparecem com mais intensidade. Identificadas as apropriações, discutimos, então, se é possível definir o jornalismo investigativo em termos discursivos (Charaudeau). Dito de outra forma, se a definição do que é ou não reportagem investigativa se beneficiaria da análise da instância enunciativa, do modo discursivo, do conteúdo temático e, em menor medida, do dispositivo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).