O que Brian Boitano faria? South Park e a crítica das celebridades contemporâneas

Autores

  • Erico Fernando Oliveira PUC/MG - Pontifícia Universidade Católica

Palavras-chave:

South Park, Celebridade, pós-moderno, cinismo.

Resumo

Este artigo discute a série televisiva South park, desenho animado para adultos que satiriza o modus vivendi nas sociedades capitalistas ocidentais (especificamente a sociedade norte-americana). Recortamos aspectos relativos às celebridades contemporâneas pois consideramos que esse aspecto é justamente o que deu visibilidade ao programa. O corpus da pesquisa é composto de cerca de sessenta episódios selecionados dentre os mais de duzentos exibidos desde a estreia em 1997. Articulamos os conceitos de real e fantasia em Lacan para compreender o fascínio pelas celebridades, bem como a concepção de sujeito cínico de Žižek e de tragédia moderna, de Raymond Willians, a fim de categorizar a série como aporia trágica do viver pós-moderno.

Biografia do Autor

Erico Fernando Oliveira, PUC/MG - Pontifícia Universidade Católica

Mestre em Comunicação e Semiótica pelo PEPGCOS/PUCSP com a dissertação South Park: (des)construção iconoclasta das celebridades, indicada pelo colegiado do programa como a mais representativa da produção discente em 2012, recebendo menção honrosa no prêmio Compós de teses e dissertações de 2013. Graduado em Desenho Industrial pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2004) com ênfase em Projeto Visual. É Professor Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), curso de Publicidade e Propaganda, campus Poços de Caldas e É pesquisador do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq Estudos em Comunicação e suas Interfaces, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq Um dia sete dias, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

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Publicado

2016-12-12