A crise da mediação jornalística em provação: uma análise textual de artigos do Medium
Palavras-chave:
Crise do jornalismo. Mediação jornalística. Medium. Provação. Prospéro.Resumo
Analisa-se í luz das sociologias pragmáticas francesas a retórica sobre a crise do jornalismo que acompanha a atividade desde 1900 e se intensifica com o advento da internet. Compreende-se que, para se fazer jornalismo, ele precisa ser submetido a provações, que fazem do jornalismo, jornalismo. A partir de 52 textos sobre a temática publicados no Medium em seu primeiro ano de atuação no Brasil, busca-se apreender como a mediação jornalística é redefinida, compreendendo-se mediação como provação. Com auxílio do software Prospéro, evidencia-se uma dubiedade em relação ao significado da crise do jornalismo no corpus trabalhado, cujas provações são ora entendidas como ameaça, ora como possibilidade de reinvenção do jornalismoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).