Ambiências e simbologias da poética da casa: considerações comunicacionais e metodológicas para estudos de imagem
Resumo
Este estudo tem como tema a imagem fílmica. O foco apresentado revisa a teoria da imagem e a aproxima da discussão estética de Gaston Bachelard sobre a simbologia da Casa como uma das articulações que abrigam narrativas. A pergunta que se buscou responder dá conta de quais categorias e procedimentos de análise são impactados ao se aproximar uma leitura imagética de fundo fílmico e sua fundamentação e discussão enquanto matriz simbólica de uma poética de espaço. O procedimento circunscreveu-se enquanto discussão teórica e partiu de revisões bibliográficas e de considerações metodológicas para uso em ensino. As justificativas encontradas tocam a necessidade de expandir o volume de discussões sobre metodologia dentro da área de imagem, audiovisual e comunicação. Observou-se também uma lacuna teórica frente a ausência de publicações que aproximassem a teoria de Bachelard e a imagem fílmica. Concluiu-se que três diferentes tipologias de imagem podem alicerçar a leitura simbólica e o ensino e refinamento de um pensamento estético sobre as ambiências do espaço da casa como abrigo de possíveis narrativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).