"É Nois" na Tela: comunicação, territórios simbólicos e produção de vínculos a partir da experiência do coletivo Tela Firme na cidade de Belém (PA)
Palavras-chave:
Comunicação, Território, Vínculo, Comunidade, Direitos HumanosResumo
Resumo
Este artigo tem o propósito de investigar as relações entre territórios simbólicos e a produção de vínculo, considerando a experiência de atuação do coletivo de comunicação Tela Firme, no bairro da Terra Firme, periferia de Belém (PA). A questão principal que pretendemos responder ao longo do artigo é "como o coletivo de comunicação popular Tela Firme contribui para a revalorização do território a partir de seus processos comunicacionais?". Como base bibliográfica, revisamos os conceitos de Félix Guattari (1990; 1992), Michel Maffesoli (1996) e Norval Baitello Jr. (2008).
Â
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).