Um silêncio ronda as home pages: perda de audiência e mudanças nas rotinas produtivas em jornalismo

Autores

  • Leonel Azevedo de Aguiar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Adriana Barsotti ESPM-Rio e Ibmec

Palavras-chave:

jornalismo, home page, primeira página, jornalismo on-line, teorias do jornalismo.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as mudanças nas rotinas produtivas do jornalismo que estão sendo acarretadas pela perda de audiência das home pages e analisa o que essa invisibilidade das manchetes pode ocasionar na produção de sentido operada pelo jornalismo e na cultura profissional dos jornalistas. As sucessivas quedas em suas audiências significam que a maioria dos internautas não acessa mais as home pages, pois buscam o conteúdo jornalístico através de links publicados em portais e nas mídias sociais ou por mecanismos de busca. A primeira página já funcionou como estratégia comunicacional não apenas para atrair o interesse dos leitores para o produto jornalístico, mas também para demonstrar credibilidade do campo jornalístico para agendar os temas relevantes para o debate público. Hoje, conforme aponta a conclusão do trabalho, um esvaziamento do poder simbólico do jornalismo se expressa no silêncio que ronda as home pages.

Biografia do Autor

Leonel Azevedo de Aguiar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e coordenador de graduação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Doutor e Mestre em Comunicação pela UFRJ e jornalista diplomado pela UFF. Coordena o Grupo de Pesquisa em Teorias de Jornalismo e Experiências Profissionais do PPG COM da PUC-Rio.

 

Adriana Barsotti, ESPM-Rio e Ibmec

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Professora dos cursos de Jornalismo da ESPM-Rio e do Ibmec-RJ. Jornalista diplomada pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2017-06-29