Big Data, Código Computacional e Arquivos de Notícias Televisivas: implicações dos avanços nos métodos de investigação audiovisual para a qualidade do jornalismo
Palavras-chave:
Jornalismo, Big Data, Código Computacional, Algoritmos, Arquivos de Notícias Televisivas.Resumo
Organizações produtoras de notícias ao redor do mundo estão entrando na era do Big Data, dos algoritmos e dos códigos computacionais. Isso é mais do que uma reestruturação técnica das redações e dos métodos de reportagem. Essa confluência está inaugurando uma nova geração de métodos de pesquisa visual que traz implicações para valores e princípios, éticas e práticas que definem o jornalismo e seu papel na sociedade. Neste cenário de conexão e evolução da mídia digital, a televisão continua a ser fonte preeminente de informação para a maioria das pessoas. Filmes e vídeos de notícias televisivas, incluindo notícias em vídeo gravadas por cidadãos, estão entre os mais pervasivos e fundamentais registros da vida humana. Eles se apresentam como uma fonte primária, documentando eventos históricos específicos e cotidianos. Apesar do valor histórico, materiais noticiosos estão entre os mais ameaçados de extinção, são altamente subestimados e menos procurados em coleções de imagens em movimento. Arquivos de notícias têm sido fontes difíceis e caras de informações essenciais e de conhecimento para pesquisadores, historiadores ou mesmo para os próprios jornalistas. Além das questões financeiras e de direitos autorais, as ferramentas de pesquisa mais eficientes ainda estão em evolução e o acesso direto a grandes coleções online ainda é difícil e raro. Este artigo discute, portanto, o atual estado do jornalismo de dados e o potencial do código computacional para permitir que jornalistas investiguem grandes bases audiovisuais de dados pertencentes a arquivos televisivos noticiosos em diferentes países.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).