Jornalismo, substantivo que dispensa adjetivos
Palavras-chave:
jornalismo, consciência crítica, formação do profissional, rigor na apuraçãoResumo
Esse artigo é uma reflexão crítica sobre a atual tendência entre os pesquisadores da comunicação em criar subdivisões ou novas categorias, adjetivando o jornalismo, atividade que é fundamentalmente substantiva. Há um excesso de "jornalismos" (público, cidadão, humano, ecológico, gastronômico), numa espécie de criação de franquias. O momento atual pede muito mais um resgate dos grandes valores do exercício da profissão, como a seriedade, o rigor com a informação, o uso do contraditório, a contextualização.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).