Entre Comunicação e Semiótica, a interação
Palavras-chave:
Comunicação, Semiótica, interação.Resumo
Não há por um lado a Comunicação e, por outro, a Semiótica. Fora dos organogramas oficiais, não há tais unidades que falariam, cada uma, com uma só voz. Do mesmo modo que se distinguem várias abordagens comunicacionais da comunicação, coexistem modos distintos de abordá-la semioticamente. Por dentro de cada disciplina confrontam-se correntes distintas, umas mais tradicionais, outras mais inovadoras. Alguns anos atrás, Muniz Sodré, fundador de uma das correntes mais inovadoras da Comunicação, esboçava, na introdução de seu livro, As Estratégias sensíveis, uma discussão com o promotor de uma das linhas mais atuais da Semiótica, a "sociossemiótica". É esse dialogo que o presente texto pretende prolongar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).