Buzzfeed: listicles do digital trash entre a cultura participativa e a viralidade

Autores

  • Juracy Pinheiro de Oliveira Doutoranda em Tecnologias da Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Buzzfeed, Cultura participativa, Digital trash, Listicle, Viralidade.

Resumo

Entendendo o Buzzfeed, uma empresa de infotainment nativa da cultura digital, como uma clara expressão dessa cultura binária que se apresenta, faz-se necessário uma abordagem exploratória das prerrogativas que lhe são inerentes, a saber: a cultura participativa e a viralidade como modelo de propagação. Ambas são potencializadas pelos prosumers que criam e compartilham os conteúdos do Buzzfeed de forma viral nos sites de redes sociais, quase sempre listicles, um gênero misto de lista e artigo bastante popular na rede e que adentra no amplo universo do digital trash.

Biografia do Autor

Juracy Pinheiro de Oliveira, Doutoranda em Tecnologias da Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ) com uma pesquisa sobre interfaces de memória artificiais. Mestre em Comunicação pela mesma instituição (2016). Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência nas áreas de Letras e Comunicação, com maior ênfase nesta última, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, entretenimento, novas mídias e memória digital.

Downloads

Publicado

2017-12-12