Precariedade como "estilo de vida" na era neoliberal
Palavras-chave:
precariedade, estilo de vida, neoliberalismoResumo
O autor propõe que, sob a perspectiva biopolítica do capital, a precariedade já se tornou intelectualmente e logo deve se concretizar quase em uma forma de existência, um "estilo de vida". As últimas décadas mostraram em que consistia a política neoliberal de perda de segurança nos empregos, o que poderíamos chamar de produção política de insegurança social. O texto trata, então, da incerteza como forma de existência de uma sociedade de empreendedores e o empreendedor de sua própria vida contra o assalariado protegido.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).