Poesia Contemporânea das Redes Sociais Virtuais: a participação do ciberconsumidor na difusão da marca Eu me chamo Antônio

Autores

  • Marialda de Jesus Almeida
  • Rita de Cássia Donato dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Palavras-chave:

Eu me chamo Antônio. Ciberconsumidor. Poesia. Redes sociais virtuais.

Resumo

Este artigo aborda o consumo da poesia nas redes sociais virtuais e discute como a Internet é estratégica na difusão de expressões artísticas e subprodutos derivados de uma obra. Para além desta relação, observa-se como o internauta pode ser corresponsável pela produção e distribuição de determinada arte no ciberespaço. Optou-se por realizar um estudo de caso único holístico da marca "Eu me chamo Antônio", cuja visibilidade nas mídias sociais favoreceu a criação de produtos e o engajamento de seus seguidores para promover a linha no ambiente on-line. A metodologia respeita a análise documental qualitativa do conteúdo coletado no Facebook e no Instagram dessa personagem entre julho e setembro de 2016. Os resultados indicam a preferência do ciberconsumidor em propagar posts ligados í  arte, mesmo quando a publicidade está implícita.   

Biografia do Autor

Marialda de Jesus Almeida

Mestre em Comunicação e Inovação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), especialista em Recursos Humanos - MBA pela mesma universidade; graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André; revisora de textos acadêmicos. E-mail: [email protected].

Rita de Cássia Donato dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Jornalista; especialista em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde atua como docente nos cursos de Comunicação do EAD (Ensino a Distância); mestre em Comunicação e Inovação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Estuda a comunicação política, a participação social e o consumo de informação nas mídias sociais.

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Publicado

2017-12-12