"Martin Heidegger e a Questão da Técnica": os 10 anos da obra de Francisco Rüdiger

Autores

  • Paola Marcon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Carlos Roberto Gaspar Teixeira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Martin Heidegger, Francisco Rüdiger, Técnica, Tecnologia

Resumo

A técnica na era moderna se distingue da técnica de tempos anteriores. Isso porque existem diferentes modos de ser da técnica, assim como o modo de ser técnico é apenas uma dentre tantas possibilidades. Em Martin Heidegger e a questão da técnica: Prospectos acerca do futuro do homem, o jornalista, professor e doutor em Ciências Sociais, Francisco Rüdiger apresenta uma leitura crítica das obras de Heidegger e expõe de maneira reflexiva as ideias centrais do autor sobre a questão da técnica. Este trabalho, que contempla os dez anos de lançamento da primeira publicação, traça um comparativo entre as duas edições do livro e busca compreender de forma sintética alguns aspectos do pensamento de Heidegger, abordados nas obras de Rüdiger (2006, 2014).

Biografia do Autor

Paola Marcon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestranda em Comunicação Social no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS), na linha de pesquisa Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos nas Mídias e na Comunicação das Organizações. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (FAMECOS/PUCRS). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa Ubiquidade e Convergências Tecnológicas na Comunicação (UBITEC - PPGCOM/PUCRS) e do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV - UFRGS/PUCRS). Pesquisa, principalmente, sobre os seguintes temas: televisão, telejornalismo, internet, redes sociais e interações, convergências, social TV e segunda tela.

Carlos Roberto Gaspar Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestrando em Comunicação Social no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Práticas culturais nas mídias: Comportamentos e imaginários da sociedade da comunicação. Especialista em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente, trabalha como docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) na área de Design Gráfico.

Downloads

Publicado

2017-12-12