Novos repertórios de ação e a invisibilidade dos movimentos sociais pela mídia, por Cristiana Losekann

Autores

  • Dione Oliveira Moura Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF, Brasil.
  • Liziane Guazina Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF, Brasil.
  • Luana Mellody V. Brasil Universidade de Québec Montreal, Canada. http://orcid.org/0000-0001-9619-4695

Palavras-chave:

mí­dia, movimentos sociais, invisibilização

Resumo

Pesquisadora dos processos de participação dos movimentos sociais nas políticas ambientais no Brasil, a Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Cristiana Losekann tem se notabilizado por uma produção intelectual que transcende a compreensão dos fenômenos sociais e alcança a dimensão do exercício da cidadania das populações afetadas por estas políticas. Ao analisar o impacto do maior desastre ambiental do Brasil – o rompimento da Barragem da empresa Samarco/Vale/BHP Billiton, em Minas Gerais –, Losekann e equipe revelam o complexo jogo de interesses entre mineradoras e agentes públicos, a precarização do trabalho e apontam a profunda desigualdade ambiental que impacta na vida das populações atingidas.

Na entrevista a seguir, a pesquisadora defende que a mídia tem um papel importante para os movimentos sociais, papel ainda a ser melhor explorado. Muitas vezes, no entanto, afirma a entrevistada, a mídia tem colaborado no processo de invisibilização de pautas e atores dos movimentos sociais. Losekann, doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresenta também pesquisas que identificam novas formas de organização dos movimentos ambientalistas e sociais, por meio da criação de outros modos de atuação, os quais possibilitem participação mais efetiva contra o desmonte da legislação ambiental e das tentativas de privatização de territórios, corpos e vidas por diferentes atores econômicos.

Biografia do Autor

Dione Oliveira Moura, Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF, Brasil.

Professora e pesquisadora da graduação e pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da UnB (Universidade de Brasília), Linha Jornalismo e Sociedade. Dentre outras obras, é coorganizadora de "Comunicação e Cidadania: conceitos e processos", "Jornalismo e Sociedade: teorias e metodologias" e coorganizadora da edição brasileira da obra "Natureza e Transformação do Jornalismo (dos autores Jean Charron e Jean De Bonville).

Liziane Guazina, Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF, Brasil.

Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, doutora em Comunicação, desenvolve pesquisa em Comunicação e Política, Jornalismo Político  e Comunicação e Democracia. Atualmente, trabalha em projeto sobre Mídia e Democracia em nível sub-regional no Brasil identificando a participação de atores sociais (inclusive a mídia) em processos políticos.

Luana Mellody V. Brasil, Universidade de Québec Montreal, Canada.

Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Mestranda em Ciência Política pela Universidade do Québec em Montréal (início em 2018). Possui interesse em pesquisas sobre jornalismo ambiental, movimentos sociais, mídia e política. É coautora dos livros "Rejeitos: vidas marcadas pela lama" -- que trata dos impactos do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco/Vale/BHP Billiton, na vida de comunidades tradicionais do litoral do Espírito Santo -- e "Participação Social no Software Noosfero", que registra a experiência de participação cidadã no portal da Secretaria Nacional de Juventude (publicação prevista para 2018). E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2019-01-16