A Epistemologia do Jornalismo Pode Delimitar seu Território Discursivo?
Palavras-chave:
Jornalismo, epistemologia, normas, evolução, diferenciação, perspectivas.Resumo
Fugidio e complexo, o campo discursivo do jornalismo escapa tradicionalmente às tentativas de definir seus limites e especificidade. Poderia, no entanto, ser caracterizado como uma maneira particular de conhecer e apresentar o mundo tal e qual a percepção comum e a epistemologia das formas legitimadas (científica, jurídica etc.) da produção do conhecimento? Nessa perspectiva, este artigo examina a gênese das normas processuais do jornalismo francófono e suas evoluções contemporâneas antes de compará-las a dos aparelhos de produção de conhecimento mais formais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).