Testemunho Ordinário no Noticiário Pós-televisivo: rumo a um novo imaginário moral
Palavras-chave:
notícias, reportagem de desastres, pós-televisão, testemunho, ética da mídia.Resumo
A ascensão da voz "ordinária" nas narrativas do noticiário pós-televisivo transformou drasticamente a natureza do testemunho jornalístico. Para alguns, simplifica-se a conectividade com e a ação sobre o sofrimento í distância, enquanto que, para outros, fragmenta-se a conectividade global gerando comunidades múltiplas, mas separadas, de "nós mesmos". É essa característica mutável do testemunho, na passagem do noticiário televisivo para o pós-televisivo, e suas implicações para a moralização dos públicos Ocidentais, que exploro neste artigo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).