Desafiando as Fronteiras do Jornalismo Por Meio de Objetos Comunicativos: Berlim como uma cidade Bike-Friendly e #Radentscheid
Palavras-chave:
objeto comunicativo, jornalismo, objeto de conhecimento, cidadão, metodologia, dados, infraestrutura urbana. AbstractResumo
Este artigo aborda as fronteiras do jornalismo por meio de uma perspectiva de objetos comunicativos. Introduzido como um conceito heurístico, o foco nos objetos comunicativos chama atenção para os processos e práticas de produção de sentido dentro e fora dos públicos, tanto quanto aborda a materialidade desses processos que ocorrem nas mídias digitais e em rede. À medida que cada vez mais plataformas e serviços são desenvolvidos para envolver atores em diferentes contextos socioculturais em formas de comunicação pública, o conceito de objeto comunicativo acentua a materialidade e as epistemologias dessas configurações. O artigo baseia-se no estudo de caso da iniciativa de um cidadão para uma cidade amigável em bicicleta em Berlim (Alemanha) para delinear avanços metodológicos e implicações teóricas do objeto comunicativo. O objetivo é problematizar em vez de resolver as tensões entre o uso cotidiano das tecnologias de mídia, a experiência profissional jornalística e as práticas de produção de sentido que existem e evoluem para fora do jornalismo. Por meio do conceito, também abordamos novos desafios epistemológicos na análise de mídias digitais, que emergem como resultado de novos potenciais de interação de objetos comunicativos que não podemos capturar em uma metodologia de pesquisa orientada a documentos.Downloads
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