Topologias de espaços híbridos na era da Internet das Coisas

Autores

Palavras-chave:

Espaços hí­bridos, Internet das coisas, Big data, Episteme digital

Resumo

Este artigo discute como a mineração de dados produz representações espaciais multi-escalares na contemporaneidade: da escala íntima dos dados fisiológicos individuais í  dimensão global dos modelos preditivos da big data. Para compreender os arranjos entre essas escalas, caracterizamos a mineração de dados como ação epistêmica da materialidade digital e, portanto geradora de formas de saber algorítmicas. A partir daí, revisitamos o conceito de espaços híbridos (SOUZA E SILVA, 2006) e analisamos como diversas práticas de coleta, análise e reapropriação de dados constituem topologias fundadas sobre práticas de anotação espacial (data annotation), visualização de dados (criação de data doubles) e modelos preditivos.

Biografia do Autor

Fernanda da Costa Portugal Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Comunicação Social Belo Horizonte, BR

Professora adjunta do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Comunicação, Retórica e Mídia Digital pela North Carolina State University e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon - nuccon.fafich.ufmg.br). Seus interesses de pesquisa envolvem estudos críticos digitais, mobilidade, materialidades da comunicação, ativismo e arte digital. Investiga e realiza projetos de comunicação com tecnologias digitais emergentes de forma a explorar como apropriações subversivas e criativas nos informam sobre os arrajos sociotécnicos nos quais estamos inseridos.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Mediações Algorí­tmicas: olhares das pesquisas em comunicação e mí­dia