Apresentação

Autores

  • Carlos d"™Andréa Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Comunicação Social Belo Horizonte, MG
  • Willian Araújo Universidade de Santa Cruz do Sul Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Resumo

As mediações algorítmicas têm se tornado, nos últimos anos, um importante tema de discussão para a sociedade contemporânea e para as pesquisas em comunicação e mídia. Ao selecionar, hierarquizar, visibilizar, controlar, os algoritmos instauram lógicas particulares de produção de conhecimento e estão hoje no centro do ecossistema informacional e midiático. A faceta mais visível deste fenômeno é a cada vez mais controversa atuação de plataformas como o Google e o Facebook, mas certamente as questões políticas, éticas, econômicas etc do tema não se esgotam na atuação das gigantes do Vale do Silício.

[...]

Biografia do Autor

Carlos d"™Andréa, Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Comunicação Social Belo Horizonte, MG

Carlos d"™ Andréa – Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG), mestre em Ciência da Informação (UFMG) e graduado em Jornalismo (UFMG). Em 2017/2018, pesquisador visitante no Departamento de Media Studies da Universidade de Amsterdam (UVA), Holanda (bolsa CAPES de pós-doutorado). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas. Suas pesquisas contam com o apoio da Fapemig e CNPq.

Willian Araújo, Universidade de Santa Cruz do Sul Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Doutor em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale e graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Realizou estágio doutoral no Institute Interdisciplinary Internet (IN3) da Universitat Oberta de Catalunya (UOC, Barcelona). Pesquisa a mediação tecnológica em mídias digitais, principalmente nos debates sobre infraestruturas, softwares e algoritmos. Atualmente é professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Mediações Algorí­tmicas: olhares das pesquisas em comunicação e mí­dia