Os aikewáras e a guerra contra o silêncio: ditadura a perpetuação da imagem colonial dos indígenas nos meios de comunicação.
Palavras-chave:
Indígena, aikewára, Araguaia.Resumo
Este artigo analisa como veículos de comunicação tratam pautas indígenas por meio de um caso concreto: o processo de tortura e anistia dos aikewáras. Foca-se especialmente no contexto político em que os indígenas sofreram abusos – a ditadura militar e a Guerrilha do Araguaia –, bem como o AI-5 como instrumento específico para o agravamento da situação. Para tanto, primeiro são analisados os fatos ocorridos com os aikewáras, cuja história permanece desconhecida por grande parte do público. A partir desse contexto, discute-se a premência do indígena nos meios de comunicação e como são representados por esses, fazendo-se paralelo com estereótipos advindos do colonialismo europeu.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).