A coluna esportiva de Plínio Marcos no jornal Movimento: a imprensa alternativa como resistência aos silenciamentos
Palavras-chave:
Imprensa alternativa, Movimento (jornal), Plínio Marcos, censuraResumo
No presente artigo, estudamos o jornal alternativo Movimento, no contexto da imprensa alternativa de resistência í ditadura militar, e sua relação com a censura. Procurando mostrar como a imprensa alternativa tentou constituir um espaço de resistência, abrigando profissionais censurados nas artes e na grande imprensa e explorando temáticas e linguagens silenciadas em outros jornais, analisamos um conjunto de 35 artigos publicados pelo dramaturgo e jornalista Plínio Marcos (1935-1988) em Movimento, entre 1976 e 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).