Territórios midiáticos da TV aberta no estado de São Paulo e sua relação com o desenvolvimento regional
Palavras-chave:
Mídia Regional, Televisão Aberta, Territórios Midiáticos, Desenvolvimento.Resumo
Concentradas nas mãos de grandes grupos privados de comunicação, as redes de televisão, com concessão pública para TV aberta, além da grade nacional também destinam parte de sua programação para a veiculação de conteúdos locais, por meio de suas afiliadas espalhadas pelo interior. Apesar de muitas vezes estarem inseridas na mesma região, as emissoras de TV nem sempre têm a mesma área de cobertura. A fim de compreender como essas empresas se articulam para contribuir com o desenvolvimento regional, esta pesquisa se propõe a mapear os territórios midiáticos, ou seja, a área geográfica de cobertura local, definidos pelas emissoras comerciais de televisão aberta, no estado de São Paulo, com enfoque na cobertura jornalística regional feita pelas três redes de comunicação da região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale). O método delineia-se como exploratório, bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. O estudo constatou, que no interior de São Paulo, a cobertura jornalística regional é realizada por 27 redes de TV de quatro grandes grupos de comunicação: Rede Globo, Band, SBT e Record. Em meio í grande extensão territorial do estado, constatou-se que a maioria trabalha com áreas diferentes de coberturas, que se sobrepõem às fronteiras físicas e administrativas das regiões onde estão inseridas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).