"Ela é como se fosse da família": analisando as representações entre patroas e empregadas domésticas no programa Esquenta!
Palavras-chave:
Representação. Representatividade. Televisão. Esquenta!. Empregada Doméstica.Resumo
Este artigo tem como proposta discutir as representações das relações entre patroa e empregada doméstica, atravessadas no Brasil pela frase "como se fosse da família", através da análise do episódio do programa Esquenta!. Propomos pensar como a narrativa se apropria do discurso das diferenças, elaborando um diálogo entre os conceitos de representação e representatividade e, posteriormente, relacionando-os com o campo televisivo. Seguimos como premissa as percepções de Stuart Hall, Jesús Martín-Barbero em diálogo com Angela Davis, Djamila Ribeiro e Asad Haider, importantes nos estudos sobre representação e representatividades de temáticas vinculadas a grupos sociais subalternizados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).