Imagem que afeta e resiste: questões sobre cultura visual e alteridade
Palavras-chave:
Audiovisual, Cultura Visual, Estudos Culturais, AlteridadeResumo
Tendo como interesse central a relação entre cultura visual e indivíduo-subjetivação, busca-se no referencial teórico proposto pelos Estudos Culturais (HALL, 2016, 2011; FRANÇA, 2004) a possibilidade de observar tensões entre diferentes modos de representação, assim como implicações nos sentidos dados e depreendidos das imagens cinematográficas de grande circulação, em especial, do filme Pantera Negra (Black Panther, EUA, 2018). O artigo tem como objetivo uma revisão bibliográfica com pretensão de articular de forma empírica alguns efeitos decorrentes dessas instabilidade entre os códigos de referência e as conformações múltiplas nos modos de subjetivação, decorrentes do "regime ético das imagens" (RANCIÈRE, 2005).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).