O neomunícipe na comunicação pública das cidades do Grande ABC

Autores

  • Robson Luiz Gisoldi USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Arquimedes Pessoni

Resumo

Com o crescimento de novos termos relativos às novas tecnologias como SAC 3.0, WEB 3.0, entre outros, este artigo busca avaliar os canais de comunicação online oferecidos pelas Prefeituras do ABC Paulista focados no atendimento aos munícipes.   Utilizando conceitos que definem a figura do neoconsumidor, o artigo aborda e discorre – por analogia - sobre a figura do neomunícipe e como as administrações estão tratando este novo público, formado por moradores que não abrem mão de pesquisar, recorrer ou reclamar dos serviços públicos pela Internet . Este estudo se valeu de questionários de pesquisa preenchidos por responsáveis pela comunicação dos municípios do ABC que apontaram a necessidade de melhorias no processo de atenção ao neomunícipe.

Palavras-chave: consumidor 3.0, comunicação pública, neomunícipe.

Biografia do Autor

Robson Luiz Gisoldi, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestrando em Comunicação pelo Programa de Mestrado da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), jornalista (MTB - 45.438/ SP) com 12 anos de experiência em corporações públicas e privadas, carreira ascendente na área de edição, comunicação corporativa e marketing institucional, tendo atuado nos últimos quatro anos como Coordenador de Programas (Comunicação e Marketing) no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), empresa com certificação ISO 9001. Foi subeditor do DCI (Diário do Comércio e Indústria) e empresário. Possui acentuada experiência em gestão de equipes e forte espírito de liderança, empreendedorismo, gestão de pessoas, relacionamento e visão estratégica.

Arquimedes Pessoni

Arquimedes Pessoni, doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor no Programa de Mestrado em Comunicação da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2013-01-24