O neomunícipe na comunicação pública das cidades do Grande ABC
Abstract
Com o crescimento de novos termos relativos às novas tecnologias como SAC 3.0, WEB 3.0, entre outros, este artigo busca avaliar os canais de comunicação online oferecidos pelas Prefeituras do ABC Paulista focados no atendimento aos munícipes.  Utilizando conceitos que definem a figura do neoconsumidor, o artigo aborda e discorre – por analogia - sobre a figura do neomunícipe e como as administrações estão tratando este novo público, formado por moradores que não abrem mão de pesquisar, recorrer ou reclamar dos serviços públicos pela Internet . Este estudo se valeu de questionários de pesquisa preenchidos por responsáveis pela comunicação dos municípios do ABC que apontaram a necessidade de melhorias no processo de atenção ao neomunícipe.
Palavras-chave: consumidor 3.0, comunicação pública, neomunícipe.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).