Um jornal a serviço do Brasil? - A Folha de S. Paulo e as rearticulações dos discursos sobre censura e liberdade de expressão

Autores

  • Nara Lya Simões Caetano Cabral Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Resumo

Neste trabalho, propomos analisar o posicionamento da imprensa, atualmente, diante de casos de censura e das discussões sobre a liberdade de expressão no Brasil, tendo o jornal Folha de S. Paulo como foco central. Devemos observar, a fim de melhor fundamentar nosso objeto de estudo, que a liberdade de expressão constitui pressuposto de ação do jornalismo, sua "bandeira" maior. Em nossas reflexões, tomamos como referencial teórico-metodológico as proposições de Michel Foucault sobre a análise arqueológica do discurso, buscando entender como se configuram os discursos circulantes acerca da censura presentes na sociedade que emergem nas páginas da imprensa. Adotamos, como ponto de partida às nossas reflexões, matérias jornalísticas publicadas, entre 2007 e 2011, no jornal Folha de S. Paulo.

Biografia do Autor

Nara Lya Simões Caetano Cabral, Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Mayra Rodrigues Gomes, e bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. É pesquisadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da USP.

Downloads

Publicado

2013-02-01