Um jornal a serviço do Brasil? - A Folha de S. Paulo e as rearticulações dos discursos sobre censura e liberdade de expressão
Abstract
Neste trabalho, propomos analisar o posicionamento da imprensa, atualmente, diante de casos de censura e das discussões sobre a liberdade de expressão no Brasil, tendo o jornal Folha de S. Paulo como foco central. Devemos observar, a fim de melhor fundamentar nosso objeto de estudo, que a liberdade de expressão constitui pressuposto de ação do jornalismo, sua "bandeira" maior. Em nossas reflexões, tomamos como referencial teórico-metodológico as proposições de Michel Foucault sobre a análise arqueológica do discurso, buscando entender como se configuram os discursos circulantes acerca da censura presentes na sociedade que emergem nas páginas da imprensa. Adotamos, como ponto de partida às nossas reflexões, matérias jornalísticas publicadas, entre 2007 e 2011, no jornal Folha de S. Paulo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).