O SHOPPING E A CIDADE - PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO

Autores

  • Mariana Maciel Nepomuceno Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Com base no conceito de identidade cultural a partir dos Estudos Culturais, este trabalho aborda o processo de identificação do shopping RioMar com a cidade do Recife. O RioMar foi inaugurado em outubro de 2012 pelo Grupo JCPM, responsável pelo comando de outros shoppings do Nordeste. O corpus para observação do fenômeno é composto pelos vídeos compartilhados na Internet pelo perfil do shopping em seu  canal no Youtube. Neste trabalho, é observado como a cidade do Recife surge aproximada por vezes e distanciada em outras do shopping em diferentes momentos incluindo a inauguração do shopping e temporadas importantes de vendas como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

 

Biografia do Autor

Mariana Maciel Nepomuceno, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE) e pós-graduanda do Programa Lato Sensu de Gestão da Marcas da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2014-04-30