REFLEXÕES SOBRE OS NÚMEROS NO DISCURSO JORNALÍSTICO: uma análise das rotinas produtivas e da cobertura da mídia sobre as manifestações de junho de 2013 em São Paulo através do uso dos números

Autores

  • Olivia Bulla ECA-USP

Resumo

Esse artigo pretende apresentar as reflexões que norteiam a compreensão teórica e metodológica do uso dos números como argumento que simula um sentido de verdade no texto jornalístico, sustentando um discurso. A proposta parte do pressuposto de que o uso dos números potencializa o valor da notícia e que as rotinas produtivas no mundo do trabalho do jornalista permitem ao emissor contar a versão que se quer dizer, conforme a linha editorial e o público-alvo. A exposição insere-se no debate sobre linguagem e produção de sentido em Comunicação, através das reflexões do discurso pela análise crítica nas matérias referentes às manifestações sociais contra o aumento da tarifa de transporte público em São Paulo, em junho de 2013, e seus desdobramentos.

Biografia do Autor

Olivia Bulla, ECA-USP

Mestranda em Ciências da Comunicação (PPGCom) pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Centro de Pesquisas em Comunicação e Trabalho (CCPT/ ECA-USP), coordenado pela professora doutora Roseli Fígaro.

Downloads

Publicado

2014-04-30