REFLEXÕES SOBRE OS NÚMEROS NO DISCURSO JORNALÍSTICO: uma análise das rotinas produtivas e da cobertura da mídia sobre as manifestações de junho de 2013 em São Paulo através do uso dos números
Abstract
Esse artigo pretende apresentar as reflexões que norteiam a compreensão teórica e metodológica do uso dos números como argumento que simula um sentido de verdade no texto jornalístico, sustentando um discurso. A proposta parte do pressuposto de que o uso dos números potencializa o valor da notícia e que as rotinas produtivas no mundo do trabalho do jornalista permitem ao emissor contar a versão que se quer dizer, conforme a linha editorial e o público-alvo. A exposição insere-se no debate sobre linguagem e produção de sentido em Comunicação, através das reflexões do discurso pela análise crítica nas matérias referentes às manifestações sociais contra o aumento da tarifa de transporte público em São Paulo, em junho de 2013, e seus desdobramentos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).