Política e epistemologia no debate sobre implantação das primeiras diretrizes curriculares para o curso de jornalismo no Brasil

Autores

  • Fernanda Lima Lopes UFRJ

Resumo

Na comunidade acadêmica, as heterogêneas posturas sobre modelos de formação do jornalista aparecem em momentos de conflito, como os debates do início de 2014 sobre implantação, na universidade, das primeiras diretrizes curriculares para o curso de jornalismo no Brasil. Ao mapear, com olhar crítico, os aspectos políticos e epistemológicos em jogo nessa recente discussão, este artigo busca identificar os rumos que a polêmica vem tomando contemporaneamente, bem como aprofundar a compreensão sobre a própria identidade do jornalista no país.

Biografia do Autor

Fernanda Lima Lopes, UFRJ

Jornalista graduada pela UFMG. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

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Publicado

2014-10-13

Edição

Seção

Dossiê "Jornalismo e Mercado de Trabalho"