Política e epistemologia no debate sobre implantação das primeiras diretrizes curriculares para o curso de jornalismo no Brasil
Resumo
Na comunidade acadêmica, as heterogêneas posturas sobre modelos de formação do jornalista aparecem em momentos de conflito, como os debates do início de 2014 sobre implantação, na universidade, das primeiras diretrizes curriculares para o curso de jornalismo no Brasil. Ao mapear, com olhar crítico, os aspectos políticos e epistemológicos em jogo nessa recente discussão, este artigo busca identificar os rumos que a polêmica vem tomando contemporaneamente, bem como aprofundar a compreensão sobre a própria identidade do jornalista no país.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).