Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada

Autores

  • Thales Vilela Lelo Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Mí­dia, Moralidade, Alteridade

Resumo

Com base na constatação de que o campo dos Estudos Culturais e dos estudos de mídia vivenciam na atual conjuntura os impactos de uma "virada moral" em suas agendas de pesquisa, principiada ao longo da década de 1990 e popularizada a partir dos anos 2000, este artigo se propõe a realizar uma cartografia de um conjunto de obras e publicações recentes que se identificam com esse horizonte analítico, divididas em três linhas principais: 1) investigações que inferem sobre a moralização (ou a ausência de comprometimento) da audiência através das representações da alteridade em narrativas midiáticas; 2) pesquisas empíricas centradas na identificação dos repertórios morais de reação da audiência no contato com essas narrativas; 3) estudos de caso sobre os processos difusos de mediação e sensibilização com a alteridade na vida cotidiana.

Biografia do Autor

Thales Vilela Lelo, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Narrativas e Práticas Comunicacionais (UFOP) e do Núcleo de Estudos em Trabalho, Saúde e Subjetividade (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2016-02-16