Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada
Keywords:
Mídia, Moralidade, AlteridadeAbstract
Com base na constatação de que o campo dos Estudos Culturais e dos estudos de mídia vivenciam na atual conjuntura os impactos de uma "virada moral" em suas agendas de pesquisa, principiada ao longo da década de 1990 e popularizada a partir dos anos 2000, este artigo se propõe a realizar uma cartografia de um conjunto de obras e publicações recentes que se identificam com esse horizonte analítico, divididas em três linhas principais: 1) investigações que inferem sobre a moralização (ou a ausência de comprometimento) da audiência através das representações da alteridade em narrativas midiáticas; 2) pesquisas empíricas centradas na identificação dos repertórios morais de reação da audiência no contato com essas narrativas; 3) estudos de caso sobre os processos difusos de mediação e sensibilização com a alteridade na vida cotidiana.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).