Mídia, moralidade, alteridade: dilemas da visibilidade em uma sociedade midiatizada

Authors

  • Thales Vilela Lelo Universidade Estadual de Campinas

Keywords:

Mí­dia, Moralidade, Alteridade

Abstract

Com base na constatação de que o campo dos Estudos Culturais e dos estudos de mídia vivenciam na atual conjuntura os impactos de uma "virada moral" em suas agendas de pesquisa, principiada ao longo da década de 1990 e popularizada a partir dos anos 2000, este artigo se propõe a realizar uma cartografia de um conjunto de obras e publicações recentes que se identificam com esse horizonte analítico, divididas em três linhas principais: 1) investigações que inferem sobre a moralização (ou a ausência de comprometimento) da audiência através das representações da alteridade em narrativas midiáticas; 2) pesquisas empíricas centradas na identificação dos repertórios morais de reação da audiência no contato com essas narrativas; 3) estudos de caso sobre os processos difusos de mediação e sensibilização com a alteridade na vida cotidiana.

Author Biography

Thales Vilela Lelo, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Narrativas e Práticas Comunicacionais (UFOP) e do Núcleo de Estudos em Trabalho, Saúde e Subjetividade (UNICAMP).

Published

2016-02-16