Experiências de Inovação no Jornalismo Digital: um estudo de caso do Jornal Nexo

Autores

  • Pedro Carlos Ferreira de Souza Universidade Federal da Bahia
  • Letícia Lopes da Silveira Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Jornalismo digital, Inovação, Produção jornalí­stica, Propagabilidade, Nativos digitais.

Resumo

Enquanto um estudo descritivo-analítico, o presente trabalho visa investigar práticas inovadoras do jornalismo digital, tomando como estudo de caso o Jornal Nexo. Como foco de análise, elencamos cinco categorias identificadas por Lucy Küng (2015) como características inovadoras comuns percebidas em organizações digitais - são elas o propósito singular, o foco estratégico, a cultural pró-digital, a interação entre jornalismo e tecnologia e o pioneirismo -, que nos orientam enquanto chaves de leitura das experiências do Nexo. Interessa-nos verificar em que medida essas ações inovadoras influenciam o modo de fazer jornalismo em novas iniciativas voltadas ao meio digital, compreendendo o atual contexto comunicativo no qual as esferas de produção e de consumo se confundem. Para traçar esse panorama, salientamos as categorias analíticas de Bakker (2013), Rossetti (2013) e Franciscato (2010) acerca do conceito de inovação, bem como o entendimento de propagabilidade (Jenkins et al, 2014).

Biografia do Autor

Pedro Carlos Ferreira de Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. 

Letícia Lopes da Silveira, Universidade Federal da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2017-12-12