Experiências de Inovação no Jornalismo Digital: um estudo de caso do Jornal Nexo
Keywords:
Jornalismo digital, Inovação, Produção jornalística, Propagabilidade, Nativos digitais.Abstract
Enquanto um estudo descritivo-analítico, o presente trabalho visa investigar práticas inovadoras do jornalismo digital, tomando como estudo de caso o Jornal Nexo. Como foco de análise, elencamos cinco categorias identificadas por Lucy Küng (2015) como características inovadoras comuns percebidas em organizações digitais - são elas o propósito singular, o foco estratégico, a cultural pró-digital, a interação entre jornalismo e tecnologia e o pioneirismo -, que nos orientam enquanto chaves de leitura das experiências do Nexo. Interessa-nos verificar em que medida essas ações inovadoras influenciam o modo de fazer jornalismo em novas iniciativas voltadas ao meio digital, compreendendo o atual contexto comunicativo no qual as esferas de produção e de consumo se confundem. Para traçar esse panorama, salientamos as categorias analíticas de Bakker (2013), Rossetti (2013) e Franciscato (2010) acerca do conceito de inovação, bem como o entendimento de propagabilidade (Jenkins et al, 2014).Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).