Jornalismo Literário de Viagem: Jornalistas brasileiros flanando pelos Estados Unidos

Autores

  • Eduardo Ritter Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria, RS, Brasil
  • Thâmara Roque dos Santos Sousa Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (Cintep). João Pessoa, PB, Brasil.

Palavras-chave:

jornalismo literário de viagem, flâneur, jornalista brasileiro, Estados Unidos, livro-reportagem.

Resumo

O flânuer é uma figura que caminha ociosamente e inteligentemente por ruas em deslocamentos urbanos. Muitos jornalistas, ao escreverem livros-reportagem de viagem, acabam se tornando, mesmo que inconscientemente, uma dessas figuras. A partir de levantamento feito de obras produzidas por jornalistas brasileiros em viagens internacionais foram identificadas cinco livros de autores transitando pelos Estados Unidos. Percebe-se que, mesmo tendo sido escritas em épocas distintas ( entre 1941 e 2015), elas apresentam alguns traços em comum, dentre eles, a narrativa autobiográfica com reflexões sobre os lugares visitados, em deslocamentos feitos de maneira totalmente diferenciados na comparação com o turista comum: flanando pelas ruas e conhecendo de maneira mais próxima a cultura do país visitado.

Biografia do Autor

Eduardo Ritter, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria, RS, Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen. Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa PDSE na New York University (Estados Unidos).

Thâmara Roque dos Santos Sousa, Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (Cintep). João Pessoa, PB, Brasil.

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Radialismo e Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Arte, Educação e Sociedade, pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (Cintep). Assessora de comunicação da Ouvidoria Geral do Município de João Pessoa (OGM/PMJP) e Social Media.

Downloads

Publicado

2019-01-16