Questões e apontamentos para o estudo de algoritmos

Autores

  • Amanda Chevtchouk Jurno Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Comunicação Belo Horizonte, MG
  • Sílvia Dalben Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Comunicação Belo Horizonte, MG

Palavras-chave:

algoritmos, plataformas, STS

Resumo

Controvérsias recentes envolvendo plataformas e suas políticas de circulação de conteúdo fizeram com que os algoritmos se tornassem pauta nos veículos de mídia. Neste trabalho, falamos um pouco sobre o que são os algoritmos e como eles agem nas plataformas, passando por algumas discussões fundamentais que emergem quando falamos sobre algoritmos. Nosso objetivo é, portanto, desenhar e apresentar um panorama para auxiliar pesquisadores que se interessam em estudar a temática.

Biografia do Autor

Amanda Chevtchouk Jurno, Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Comunicação Belo Horizonte, MG

Amanda Chevtchouk Jurno é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG), onde estuda mediações algorítmicas, jornalísticas e institucionais na plataforma Facebook. Faz parte do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) e do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon). É Mestre pelo PPGCOM e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFMG.

E-mail: [email protected].

Sílvia Dalben, Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Comunicação Belo Horizonte, MG

Sílvia Dalben é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG), onde estuda jornalismo automatizado. Faz parte do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) e do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon). É especialista em marketing pela FDC, em jornalismo cultural pelo Uni-BH e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFMG.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Mediações Algorí­tmicas: olhares das pesquisas em comunicação e mí­dia