Issues and prompts to the study of algorithms

Authors

  • Amanda Chevtchouk Jurno Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Comunicação Belo Horizonte, MG
  • Sílvia Dalben Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Comunicação Belo Horizonte, MG

Keywords:

Algorithms, Platforms, STS

Abstract

Recent controversies concerning platforms and their policies of circulation of content have put the spotlight on algorithms in media vehicles. In this paper, we talk about what algorithms are and how they act on the platforms, going through some fundamental discussions that emerge when we talk about algorithms. Therefore, our goal is to design and present a panorama to help researchers who are interested in studying the subject.

Author Biographies

Amanda Chevtchouk Jurno, Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Comunicação Belo Horizonte, MG

Amanda Chevtchouk Jurno é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG), onde estuda mediações algorítmicas, jornalísticas e institucionais na plataforma Facebook. Faz parte do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) e do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon). É Mestre pelo PPGCOM e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFMG.

E-mail: [email protected].

Sílvia Dalben, Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Comunicação Belo Horizonte, MG

Sílvia Dalben é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG), onde estuda jornalismo automatizado. Faz parte do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) e do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon). É especialista em marketing pela FDC, em jornalismo cultural pelo Uni-BH e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFMG.

Published

2018-06-29

Issue

Section

Dossiê Mediações Algorí­tmicas: olhares das pesquisas em comunicação e mí­dia