O uso de algoritmos na mídia programática
Palavras-chave:
Publicidade digital, Mídia programática, Automatização, AlgoritmosResumo
A publicidade digital encontra espaços de operação na internet desde o seu surgimento. Inicialmente com banners e formatos que remetiam í mídia tradicional, os processos evoluíram ao longo do tempo em busca de audiências segmentadas, monitoramentos mais efetivos e retornos sobre investimento mais metrificados. Atualmente, a mídia programática é responsável pela automatização dos investimentos publicitários em diversos sites da rede. Apesar de útil, a ferramenta traz conflitos e prejuízos tanto para os consumidores quanto para os investidores, promovendo faturamento para grupos responsáveis por extremismo ou pirataria. Este artigo promove uma discussão aberta sobre esse cenário e propõe um debate acerca da automatização da publicidade digital, com exemplos e reflexões teórico-empíricas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).