O uso de algoritmos na mídia programática

Autores

  • Stefanie Silveira Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, SC
  • João Gabriel Morisso Universidade de São Paulo São Paulo, SP

Palavras-chave:

Publicidade digital, Mí­dia programática, Automatização, Algoritmos

Resumo

A publicidade digital encontra espaços de operação na internet desde o seu surgimento. Inicialmente com banners e formatos que remetiam í  mídia tradicional, os processos evoluíram ao longo do tempo em busca de audiências segmentadas, monitoramentos mais efetivos e retornos sobre investimento mais metrificados. Atualmente, a mídia programática é responsável pela automatização dos investimentos publicitários em diversos sites da rede. Apesar de útil, a ferramenta traz conflitos e prejuízos tanto para os consumidores quanto para os investidores, promovendo faturamento para grupos responsáveis por extremismo ou pirataria. Este artigo promove uma discussão aberta sobre esse cenário e propõe um debate acerca da automatização da publicidade digital, com exemplos e reflexões teórico-empíricas.

Biografia do Autor

Stefanie Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, SC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

João Gabriel Morisso, Universidade de São Paulo São Paulo, SP

Acadêmico do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão da Comunicação Digital da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Mediações Algorí­tmicas: olhares das pesquisas em comunicação e mí­dia